TRATAMENTO

A raspagem ou limpeza gengival é o procedimento realizado quando o paciente possui acúmulo de placa bacteriana na região entre a gengiva e os dentes.

Este acúmulo gera a gengivite que é uma inflamação bacteriana da gengiva onde podem ocorrer sangramentos com uma simples escovação. A gengivite também causa halitose ou mau hálito ou inchaços da gengiva.

Em caso de evolução a mesma se torna uma periodontite a qual se não tratada pode levar até o comprometimento do tecido ósseo e da raiz radicular dos dentes o que levará a perda dos dentes!

raspagem-antes-depois

LIMPEZA DE TÁRTARO DÓI?

A limpeza geralmente ocorre com um aparelho de ultrassom e instrumentos manuais ou com jato de bicarbonato com raspagem para remoção do tártaro e alisamento dos dentes.

A raspagem ou limpeza gengival não dói, apenas em caso mais extremos onde o dentista verifica que está ocorrendo perda óssea.

QUAIS OS TIPOS DE RASPAGEM?

Os tipos de raspagem são o supragengival e o sungenvival.

  • Supragengival: o tártaro ou acúmulo de placa bacteriana está localizado acima da margem da gengiva, em contato com o dente;
  • Subgengival: o tártaro ou acúmulo de placa bacteriana está localizado abaixo da margem da gengiva, em contato com o dente. Neste caso é preciso realizar cirurgia;

Durante a consulta com o dentista o mesmo irá determinar através de uma anamnese (exame clínico) qual o tipo de raspagem será necessária.